segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tecnologia e Educação

Josiete Lima da Silva
Jesiléia Silva Rodrigues Lopes

Tecnologia e Educação

Atualmente estamos inseridos num mundo onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, o que exige do educador uma nova postura diante dessa realidade. Está sendo indispensável o uso da tecnologia em nosso cotidiano, pois são meios que tornam mais vantajosas as atividades a serem desenvolvidas. Situações sendo resolvidas sem precisarmos nos deslocar de onde nos encontramos.
Tratando-se de educação não é diferente, pois os equipamentos tecnológicos tornam também as atividades educacionais mais agradáveis, até mesmo pelo fato de termos aulas diferenciadas.
A tecnologia proporciona um excelente trabalho no setor administrativo e pedagógico da escola, onde todos podem estar facilitando o seu trabalho. É possível com o uso do computador e da internet realizar várias atividades como o cadastros, freqüência de alunos e de professores, fichas ou formulários que geralmente são utilizados no espaço escolar, controle financeiro, bem como também os serviços pedagógicos (página pessoal de alunos e professores, biblioteca virtual, transpor informações da escola para a comunidade e sociedade, etc.), estando assim devidamente interligados.
É importante salientar que muitas das atividades acima citadas aparecem com maior freqüência em escolas da rede privada, não ficando negada também para as escolas públicas, porém nestas acontecem de maneira mais lenta e precária, dependendo da vontade, motivação e criatividade do diretor. Cabe lembrar que um diretor que sabe gerir os recursos tecnológicos da escola, com certeza possibilitará para todos, uma educação digna e de qualidade, independente das condições em que a escola se encontra.
Antes a sala de aula era o único ambiente para o desenvolvimento da aprendizagem, hoje, dispomos de alguns espaços que nos ajudam a modificar, ampliar, construir e reconstruir conhecimentos. Hoje podemos contar com vários espaços que propiciam o aprendizado seja na sala de aula, laboratório de informática, ambientes virtuais,(onde as atividades são disponibilizadas em páginas específicas da internet que possibilitam maior interação entre aluno e professor a partir de debates, tira dúvidas e muitas outras atividades realizadas on-line), podemos citar também o espaço que irá levar o aluno a confrontar a teoria com a prática, o espaço profissional, onde o mesmo poderá experimentar, vivenciar e refletir sobre aquilo que está estudando em sala de aula.
Mesmo com a inserção das tecnologias nas salas ou na escola, continua deixando-se a desejar, ou seja, os equipamentos tecnológicos não estão sendo usados como deveriam: ajudar no desenvolvimento e crescimento da aprendizagem, fazer deles uma ferramenta facilitadora no processo do desenvolvimento cognitivo.
Os equipamentos tecnológicos tornam as atividades educacionais mais agradáveis, disso não temos mais nenhuma dúvida. O problema estar em querer utilizá-los, dispor-se, a saber, como utilizá-los, pois a partir disso com certeza teremos realmente um processo inovador e sairemos da rotina, que ainda se faz presente em nossas escolas.
É preciso aprender a utilizar a tecnologia a nosso favor, aprendendo a lidar com a mesma e também descobrindo maneiras criativas para que o aprendizado aconteça de fato. Os recursos tecnológicos existem, porém, faz-se necessário uma capacitação com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, visando uma nova visão sobre o uso desses recursos com o intuito de promover o desenvolvimento e crescimento de cada um, pois não é só o aluno que aprenderá, e sim todos os integrantes da escola.