1 INTRODUÇÃO
O computador segundo a história, passou por uma série de transformações e descobertas para se tornar acessível à todos. Antes ele era muito grande e consumia bastante energia, ao decorrer dos anos foi-se pensando em programas que minimizariam esses gastos.
O mesmo foi idealizado visando maior agilidade nos cálculos complexos, e como toda máquina traria assim maiores benefícios principalmente para as Indústrias que estariam economizando com mão-de-obra humana.
Hoje o computador representa para muitos o “cérebro”. Seja na empresa, escola ou em casa, ele está presente para facilitar a vida das pessoas. O computador tornou-se então fundamental em muitos estabelecimentos, que armazenam diversas informações e são totalmente dependentes dele para efetuar qualquer atividade.
A internet vem complementar toda essa tecnologia, inicialmente desenvolvida apenas para facilitar a comunicação dos soldados com a base militar dos Estados Unidos, hoje com a sua expansão, pode-se transmitir diversas informações em tempo real. O advento da internet possibilita que toda a pessoa que tenha um computador conectado tenha acesso a qualquer tipo de serviço sem sair de casa. É possível, por exemplo, fazer compras, pesquisar em bibliotecas virtuais, conhecer novas pessoas, entre muitas outras atividades.
A internet proporciona aos usuários maior comodidade e agilidade para a aquisição de serviços e informações. Muitas empresas utilizam-se da mesma quase que cem por cento para desenvolver suas atividades e para atender melhor seu cliente.
A escola como responsável pelo desenvolvimento intelectual, moral e social do indivíduo, deve, portanto buscar novos rumos para a implantação e uso dessas novas tecnologias dentro das salas de aulas, de maneira que toda a comunidade escolar venha adquirir conhecimentos que possibilitem seu desenvolvimento. As tecnologias são muitas, no entanto é necessário saber como utilizá-la, proporcionando aos seus educandos enumeras condições para o aprendizado.
2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
Aprender e não decorar é uma tarefa que exige a participação de todos os envolvidos no processo educacional. Para que o aluno consiga transformar as várias informações absorvidas em conhecimento, é necessário que a escola em que o mesmo está inserido possibilite o desenvolvimento da aprendizagem de maneira significativa e atrativa para o mesmo, o ambiente escolar deve está preparado para ser o cenário do processo de aprendizagem que também acontece fora da sala de aula.
O professor tem um papel ainda mais importante nesse processo, considerando que é o professor que tem mais tempo com o aluno e, por isso deve está “munido” de vários materiais e também de estratégias para que o aluno aprenda de fato. Trazer informações novas sobre o cotidiano do aluno é uma idéia interessante, pois aprendemos com mais facilidade sobre aquilo com que convivemos, é importante usar fatos atuais e compará-los com outros já acontecidos na história. O que se necessita hoje para que o processo de aprendizagem do aluno não seja frustrado, são de assuntos que sejam não apenas transmitidos por conta de um currículo, mas que ajude o aluno a construir e analisar informações que sejam significativas para seu desenvolvimento intelectual e social.
As tecnologias tornam as atividades educacionais mais agradáveis, disso não temos mais nenhuma dúvida. O problema estar em querer utilizá-los, a escola e o professor devem estar dispostos a saber como utilizá-los, pois a partir disso com certeza teremos realmente um processo inovador e sairemos da rotina, que ainda se faz presente em nossas escolas.
É preciso aprender a utilizar a tecnologia a nosso favor, aprendendo a lidar com a mesma e também descobrindo maneiras criativas para que o aprendizado aconteça de fato. Os recursos tecnológicos existem, porém, faz-se necessário uma capacitação com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, visando uma nova visão sobre o uso desses recursos com o intuito de promover o desenvolvimento e crescimento de cada um, pois não é só o aluno que aprenderá, e sim todos os integrantes da escola.
3 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESS ENSINO APRENDIZAGEM
3.1 Informática na escola – Papel e procedimento da gestão
A tecnologia proporciona um excelente trabalho no setor administrativo e pedagógico da escola, onde todos podem estar facilitando o seu trabalho. É possível com o uso do computador e da internet realizar várias atividades como os cadastros, freqüência de alunos e de professores, fichas ou formulários que geralmente são utilizados no espaço escolar, controle financeiro, nos serviços pedagógicos a escola poderia está renovando a sala de informática conectando-a internet , e abrindo-a para os alunos mais freqüentemente, onde os mesmos teriam mais liberdade para utilizá-la, os professores devem receber uma capacitação para poderem aprender a utilizar essa tecnologia de maneira significativa em suas disciplinas. Muitas atividades poderiam ser realizadas como: textos digitados nos programas mais conhecidos, utilizando-se das ferramentas para correção ortográfica, discussão sobre determinado assunto em salas de bate-papos, atividades extra-classe que exija do aluno pesquisas para futura discussão em sala de aula.Infelizmente não são todas as escolas que possuem essas tecnologias.
A presença de um Gestor que realmente se preocupe com a aprendizagem dos alunos é de grande importância, pois sabemos que as condições de muitas escolas, principalmente as públicas, é de precariedade e descaso por parte das autoridades competentes, no entanto a falta de alguns recursos mais modernos, não podem limitar o poder criativo e inovador do Gestor responsável pela instituição. Deve-se então aproveitar os recursos tecnológicos existentes com o objetivo principal que é o de levar ao aluno á uma aprendizagem significativa. É importante também que esse gestor esteja atento as necessidades dos professores, no que diz respeito a sua contínua formação e aperfeiçoamento, buscando soluções para capacitar esses profissionais.
3.2 Informática na sala de aula – uso pessoal e didático do professor
Antes a sala de aula era o único ambiente para o desenvolvimento da aprendizagem, hoje, dispomos de alguns espaços que nos ajudam a modificar, ampliar, construir e reconstruir conhecimentos. Hoje podemos contar com vários espaços que propiciam o aprendizado seja na sala de aula, laboratório de informática, ambientes virtuais,(onde as atividades são disponibilizadas em páginas específicas da internet que possibilitam maior interação entre aluno e professor a partir de debates, tira dúvidas e muitas outras atividades realizadas on-line), podemos citar também o espaço que irá levar o aluno a confrontar a teoria com a prática, o espaço profissional, onde o mesmo poderá experimentar, vivenciar e refletir sobre aquilo que está estudando em sala de aula
3.3 Internet como recurso didático-metodológico
As novas tecnologias trazem muitas novidades e vários desafios para a educação. Muitos professores ainda se assustam com a idéia de utilizar a internet como instrumento para a aprendizagem, não sabem como utilizar os recursos e temem ousar.
A internet atualmente tornou-se uma “febre” no mundo todo, com ela podemos pesquisar, conversar, conhecer pessoas, entre outras atividades. Crianças, jovens, adultos e até pessoas idosas utilizam-se da internet diariamente para alguma atividade.
As crianças e jovens são os usuários mais assíduos, portanto faz-se necessário que os professores estejam de alguma maneira buscando aperfeiçoar seus conhecimentos para adequá-lo a realidade tecnológica. É importante lembrar que um momento ou outro os educadores terão que adotar a internet como ferramenta de aprendizagem, pois ela se expande a cada dia e, daqui alguns anos todos terão ainda mais facilidades para acessar essa tecnologia. Conforme afirma José Manuel Moran:
A Internet está ainda engatinhando, é uma nova mídia de comunicação, é como a televisão na década de 40, no começo da década de 50. Ela ainda está numa fase muito embrionária, mas vai explodir. Em 10 anos ela será mais famosa do que a televisão hoje, porque ela, de alguma forma, vai-se ligar com todas as outras mídias, porque ela não vai ser acessada somente por um computador, que é caro, mas também por outras tecnologias, agora pelo celular, vai estar no carro, vai estar na nossa casa, em qualquer eletrodoméstico, teremos um acesso por mil formas que nós hoje nem imaginamos. Será uma mídia extremamente popular nesses próximos anos. Ela vai-se tornar a maior mídia de massa.
Aproveitar de maneira coesa e significativa essa ferramenta, é um dos maiores desafios, para os educadores, é necessário planejar as atividades de forma que elas levem os alunos a realmente aprenderem e se tornarem autônomos em suas pesquisas. Ligar o conteúdo a realidade dos alunos, propor atividades em fóruns on-line, promover discussões sobre assuntos da atualidade em momentos presenciais.
A internet oferece um vasto conteúdo que pode ou não facilitar o aprendizado dos alunos, por isso a orientação do professor é valiosa nesse momento, pois cabe a ele direcionar as atividades. É necessário também ter sensibilidade, pois não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas, e por isso a relação afetiva entre professor e aluno deve acontecer constantemente, assim o educador terá mais facilidade para perceber as necessidades de seus alunos.
A tecnologia pode ser uma aliada na vida do educador, desde que haja compromisso e interesse em descobrir novas maneiras de reorganizar suas atividades. Com a internet podemos desenvolver várias atividades que envolvam os alunos, os fazendo descobrir o prazer de aprender, não apenas para “passar de ano”, mas para sua vida pessoal, a fim de torná-lo um ser humano capaz de se comunicar de maneira inteligente e criativa, sendo tornando um cidadão participativo dentro da sociedade.
Vários sites são utilizados para ajudar o professor nessa transição para o novo, eles oferecem um vasto conteúdo que podem ser usados em sala de aula com os alunos e até mesmo para pesquisas. us conhecimentos para adequ[alos perfeiçoar atividades.
r entre muitas outras atividades. a
4 CONCLUSÃO
A presente atividade foi de grande relevância para nosso crescimento enquanto futuros profissionais. Considerando o grande avanço tecnológico por qual passa a nossa sociedade, precisamos está constantemente nos atualizando diante essas avanços.
As novas tecnologias vão adentrando ás salas de aula, mesmo sem que o professor perceba, de maneira natural os alunos, mesmo aqueles de escola pública são conhecedores de pelo menos uma novidade tecnológica, principalmente sobre os sites mais acessados da Internet. O professor precisa está atendo a essas informações trazidas por seus alunos, pois poderá aproveitá-las para uma futura atividade.
Aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos deve ser o alvo dos professores, pois possibilitará uma melhor interação entre ele e seus alunos, facilitando assim a troca de conhecimento e absorção de informações que necessárias para a construção de novas idéias. Muitos são os sites que oferecem sugestões de atividades para o professor, basta que o mesmo se disponha a descobrir qual será a mais adequada para a sua turma.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário